Nota de falecimento
Nosso pai, José Moacyr Vianna Coutinho, faleceu hoje de manhã em casa depois de um período difícil lutando com uma infecção e deficiência respiratória. Nascido no dia 4 de abril de 1924, nosso pai tinha 97 anos ao falecer. Pioneiro nas ciências da terra na América Latina, é seguro dizer que mais de 60 anos foram dedicados à educação de novos geólogos, à solução de enigmas científicos e ao estabelecimento de um espaço para a ciência no Brasil. Também é seguro dizer que, durante os mesmos mais de 60 anos, contou com a parceria e cumplicidade de nossa mãe, Maria de Lourdes Coutinho, sua colega no curso de História Natural da Universidade de São Paulo, dois anos mais nova.
Seus descendentes e discípulos foram aparecendo mais ou menos ao mesmo tempo. Nosso pai se formou, tornou-se professor da recém fundada Universidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que nós, a primeira geração de descendentes biológicos, fomos nascendo. Nossos pais se casaram e tiveram o primeiro filho em 1949. Na USP, a primeira geração de discípulos foi ingressando.
Apesar do unânime reconhecimento de sua autoridade como geólogo, nosso pai carregou a vida toda a formação interdisciplinar de um “naturalista”, e considerou outras rotas acadêmicas. Multi-talentoso, poderia ter sido bem sucedido em qualquer uma. Guardamos seu lindíssimo caderno de…